Aula Modelo - Executivo em Bancos

19/02/2018

VENHA EXPERIMENTAR A FGV POR UM DIA E CONHECER OS CURSOS DE EDUCAÇÃO EXECUTIVA!

TEMA: Importância dos bancos para um país e a formação do spread bancário

Os Bancos são frequentemente alvos de críticas e acusações. Vistos como vilões por muitos, os Bancos têm papel fundamental na sociedade. Uma das razões para essa visão negativa das instituições financeiras é sua incompreensão. Como funcionam os Bancos? O que fazem além de enviar cobranças, fornecer cartões de crédito, emprestar dinheiro e realizar transações financeiras? Qual sua importância na economia?

Os Bancos são essenciais para o sistema econômico ao permitir que o excesso de recursos de determinado agente ou setor possa ser canalizado para outros agentes. Em outras palavras,  o dinheiro captado (depositado) dos clientes (pessoas físicas, empresas, indústrias e/ou governo) é utilizado pelos Bancos para conceder empréstimos a outros clientes, desta forma os Bancos cobram juros e assim ajudam para a circulação do dinheiro.

Nesta palestra o professor Hilton H. Notini abordará as principais funções dos Bancos e como é formado o spread bancário.

Palestrante:

Prof. Hilton Hostalacio NotiniMestre e doutor em Economia pela EPGE/FGV, com diversas publicações acadêmicas em revistas nacionais e internacionais. Experiência ampla de ensino, tendo lecionado tópicos diversos em cursos de graduação, pós graduação, MBA e mestrado nas melhores faculdades de Economia do país (FGV-RJ, IBMEC-RJ, FGV-SP e Insper). Além disso, tem sólida experiência em gestão de riscos adquirida em cargos estratégicos no governo brasileiro, além de consultorias prestadas para Bancos e institutos de pesquisa. Conhecimentos profundos, tanto teóricos como práticos, de modelagem estatística e de econometrica aplicada à macroeconomia, tendo sido sócio de uma das maiores consultorias economicas do país. Nos últimos três anos tem se dedicado a gestão de capital e finanças no maior banco privado do país. Neste, realizou diversos trabalhos de valuation e análises de viabilidade financeira de negócios no Brasil e no exterior. É o responsável pelo cálculo do custo de capital para o conselho de acionistas.

PROGRAMAÇÃO:

Apresentação do curso: Executivo em Bancos