Aula Modelo - Neurobusiness

Data: 
22/02/2018
Hora: 
19:00
Inscrições encerradas

VENHA EXPERIMENTAR A FGV POR UM DIA E CONHECER OS CURSOS DE EDUCAÇÃO EXECUTIVA!

Os programas de Educação Executiva da FGV preparam os profissionais para todos os momentos de transição de carreira, fazendo com que estejam prontos para o mercado e para a vida.

Por esse motivo, convidamos você para um evento na FGV sobre um assunto de seu interesse. Será o momento exclusivo para que você possa explorar a escola, experimentar a excelência acadêmica, estimular a visão crítica por meio de uma palestra e conhecer toda a infraestrutura disponível para os alunos.

TEMA: Inteligência artificial, carreiras e soft skills: a visão da Neurociência?

Robotização, automóveis autônomos, Watson-IBM. Todos esses são temas que estão ganhando relevância como se uma grande onda ligada à Inteligência Artificial (IA) estivesse por nos encobrir, levando com ela diversas atividades e profissões. De fato,  a velocidade com que a tecnologia avança está trazendo a IA para cada vez mais perto de nós. Mas, será que ela é mesmo um ameaça a todas as carreiras e que, no futuro, todo trabalhador será um robô?

A resposta é: não. Existe todo um conjunto de habilidades humanas que a IA é incapaz de copiar. Pelo menos no horizonte visível. Empatia, humor, diversidade comportamental e improviso são algumas dessas habilidades. E todas elas exigem um conjunto de talentos estritamente humanos chamado de soft skills. Nesse sentido, os avanços recentes da Neurociência podem nos ajudar muito a identificar esses limites da ameaça da IA e nossos potenciais humanos que poderão nos assegurar um futuro promissor no mercado de trabalho nas próximas décadas.

Palestrantes: 

Prof. Robson Gonçalves, Economista, mestre pela UNICAMP e bacharel pela USP. Foi técnico do Banco Central do Brasil e pesquisador do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Como professor, atuou no Ibmec – RJ e no Insper, lecionando, dentre outras, as disciplinas de Microeconomia 3 (Teoria dos Jogos e Decisões sob Incerteza) e Desenvolvimento Econômico. Desde 1997, é professor dos MBAs da FGV-IDE. É coordenador da FGV Projetos, onde atua em consultoria desde 2007. É palestrante em Neurobusiness e coautor do livro-texto do curso, Triuno: Neurobusiness e qualidade de vida.

Profª Andréa de Paiva, Master of Arts (MA) em Arquitetura pela Middlesex University em Londres (2015), com foco na neurociência aplicada à arquitetura, especialmente ambientes de trabalho. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela USP (2010). Formação em teatro pelo Teatro-Escola Célia Helena. É consultora da FGV Projetos desde 2014 nas áreas de Arquitetura, Planejamento Urbano, Smart Cities, Design Thinking, Neurobusiness e desenvolvimento de Soft Skills através de técnicas teatrais. Especialista em Neuroarquitetura. Professora e palestrante dos cursos de MBA na FGV-IDE desde 2014. Coordenadora-adjunta na FGV Projetos. Certificada em Personal Coaching pela The Coaching Academy de Londres e em Design Thinking pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) de Boston. Co-autora do livro Triuno: Neurobusiness e Qualidade de Vida.

PROGRAMAÇÃO:

Apresentação do curso: Neurobusiness
Bate-papo com o Coordenador: Prof. Robson Gonçalves
Informações sobre o processo seletivo.