Aula Modelo PEC - Governança Corporativa

20/02/2018

VENHA EXPERIMENTAR A FGV POR UM DIA E CONHECER OS CURSOS DE EDUCAÇÃO EXECUTIVA!

TEMA: Governança Corporativa e a criação de valor.

Será feito um sumário sobre o conteúdo tratado no curso:

• Governança x Administração;
  • Governança e a criação de valor;
  • Origem e os princípios da Governança Corporativa;
  • O Sistema de Governança Corporativa;
  • Ética, Pessoas e, a Comunicação;
  • Compliance;
  • Gestão de Riscos;
  • Monitoramento;
  • Conceito de Valor Adicionado;
  • O Profissional de Governança;
  • Governança x Estratégia;
  • Conflitos e Gargalos na Governança.

Palestrantes:

Prof. Annibal Ribeiro Lima, Graduado e Pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas. Administrador de Carteiras e Consultor de Valores Mobiliários certificado e registrado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Conselheiro certificado pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Fundador e CEO da SAPEG - Solid Administração de Patrimônio e Estratégia de Gestão e Governança, Conselheiro Fiscal na Associação Civil ANIMA, Conselheiro Consultivo na Serca Agropastoril Ltda e na Arica Participações Ltda. Membro da Comissão de Comunicação e Mercado de Capitais do IBGC, Membro do Grupo de Estudos de Empresas Familiares da FGV Law, Membro do ACI - Audit Commitee Institute da KPMG. Ex sócio e CFO da Energia Agência de Publicidade, ex Diretor de Investimentos do Banco Noroeste.

Prof. Oscar Malvessi, Doutor em administração de empresas pela FGV-EAESP com tese de doutorado sobre o tema Criação de Valor ao Acionista EVA™ - A experiência das empresas de capital aberto no Brasil - 2001. Professor-adjunto do Departamento de Finanças da FGV-EAESP, lecionando Finanças Corporativas, Valuation, F&A, Project Finance e Criação de Valor ao Acionista-EVA™ e MVA. Membro do Instituto de Finanças e pesquisador sênior do Centro de Estudos de Private Equity e Venture Capital da EAESP-FGV e da comissão de contabilidade e finanças do IBGC. Autor de artigos sobre temas de finanças corporativas, inflação, F&A, remuneração executiva e geração de valor, EBITDA versus o fluxo de caixa operacional, o caso Brahma e Antárctica, o caso Sadia e com oito publicações sobre as atualizações da Tese. Co-autor do livro Project Finance no Brasil - Fundamentos e Estudo de Casos: primeiro livro sobre este tema editado no Brasil, Editora Atlas em 2002, com a 2ª edição em 2004 e a 3ª edição ampliada em outubro 2008. Estruturou e coordena no programa de Educação Continuada do PEC-FGV os cursos de Fusões e Aquisições desde 2006 e Project Finance e PPP desde 2002. Consultor financeiro com ampla experiência profissional em corporate finance, estratégia financeira, estrutura de capital, custo de capital, risco do negócio e risco global, operações de F&A, governança corporativa, remuneração executiva e geração de valor e Criação de Valor ao Acionista-EVA™ ou gestão baseada em Valor VBM-Value Based Management.

PROGRAMAÇÃO:

Apresentação do curso: PEC - Governança Corporativa.
Bate-papo com os Coordenadores: Prof. Annibal Ribeiro Lima e Prof. Oscar Malvessi.