Prof. Bernardo Borges Buarque de Hollanda

Bernardo Buarque de Hollanda

É bacharel (1996) e licenciado (1998) em Ciências Sociais pela UFRJ. É mestre (2003) e doutor (2008) em História Social da Cultura pela PUC-Rio, com bolsa-sanduíche na École des hautes études en sciences sociales (EHESS-Paris), em 2006. É professor adjunto da Escola Superior de Ciências Sociais e pesquisador do CPDOC, da Fundação Getulio Vargas (RJ). Fez pós-doutorado na Maison des sciences de l’homme (Paris-2009), com bolsa do Centre national de la recherche scientifique (CNRS), onde desenvolveu pesquisa comparativa entre torcidas organizadas no Brasil e na França. É autor dos livros: O clube como vontade e representação: o jornalismo esportivo e a formação das torcidas organizadas de futebol do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro: 7Letras; Faperj, 2010, 588p.) e O descobrimento do futebol: modernismo, regionalismo e paixão esportiva em José Lins do Rego (Rio de Janeiro: Edições Biblioteca Nacional, 2004, 328p.).