Prof.ª ELIANE COSTA

ELIANE COSTA é  consultora nos campos da Gestão Cultural, das Políticas Culturais e da Cultura Digital. É Mestra em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Escola de Ciências Sociais da FGV, onde coordena o MBA “Bens culturais: cultura, economia e gestão”. De 2003 a 2012, foi Gerente de Patrocínios da Petrobras, responsável pela gestão da política cultural da empresa que é a maior incentivadora das artes e da cultura no país. É autora do livro Jangada Digital (Ed. Azougue, 2011), sobre as políticas do Ministério da Cultura na gestão do músico Gilberto Gil relacionadas à apropriação cultural dos paradigmas das redes e tecnologias digitais. E co-organizadora da coletânea De baixo para cima (Ed. Aeroplano, 2014), sobre novos arranjos produtivos desenvolvidos na interseção dos campos da cultura, tecnologia, e inovação cidadã (os dois livros estão disponíveis para compartilhamento e download na rede). Atua como consultora e avaliadora de projetos no Ministério da Cultura, na Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e na Secretaria Municipal de Cultura, bem como nos editais de seleção de projetos de diferentes instituições. É doutoranda na UFRJ com pesquisa sobre cibercultura e território.