PEC FGV

Administração dos Negócios da Cerveja

  • Compreender e atualizar os principais tópicos da industria de bebidas com foco em cervejas e cervejas especiais no Brasil e no mundo.

    METODOLOGIA

    . Aulas expositivas;
    . Discussão orientada aos textos;
    . Exercícios em grupo e/ou individualmente.

    . Empreendedores das áreas da comercialização de bebidas em geral com foco em cervejas e CERVEJAS ESPECIAIS e Zitogastronomia que tenham como objetivo ampliar, aprofundar e atualizar conhecimentos necessários ao exercício de suas funções;

    . Profissionais de cervejarias e microcervejarias interessados em aprimorar o conhecimento para desenvolver novos negócios na indústria cervejeira;

    . Importadores/distribuidores interessados em ingressar ou já atuantes nos negócios de bebidas e de cervejas especiais;

    . Consumidores exigentes e estudiosos do tema CERVEJAS, em busca de informações, conhecimento e tendências do mercado mundial de bebidas com foco no produto cerveja;

    . “Brigada” que já atuam no mundo das bebidas como: sommeliers, representantes, restauranteurs, que queiram aprimorar seus conhecimentos nos negócios de bebidas na atualidade;

    . Varejistas que buscam conhecer as tendências mundiais do comércio de bebidas para atender demandas de renovação e expansão de seus negócios.

    1. Planejamento de negócios de Cervejas I:
    Atualidade sócio cultural e econômica do produto cerveja no Brasil e no mundo. Introdução às teorías e estratégias de negócios de bebidas, marketing e suas definições.

    2. Planejamento de Marketing de Cervejas II:
    Atualidade sócial, cultural e econômica do produto cerveja no Brasil e no mundo. Introdução ao planejamento de marketing.

    3. Administração de negócios de Cervejas:
    Analisar o mercado consumidor brasileiro e identificar oportunidades de negócios a partir  de características regionais;

    4. Negócios: importância do tema
    “A ascensão das cervejas especiais no Brasil e no mundo”.

    5. Panorama do mercado brasileiro.

    6. Como construir marcas em mercados emergentes? – estudo de caso.

    7. Afinal, quem é o consumidor? Perfil do consumidor brasileiro – pesquisa de mercado.

    8. A Cerveja na atualidade l:
    Conhecer e avaliar os diferentes tipos e estilos de cervejas a partir de suas especificações técnicas e características de seus mercados.

    9. O consumo consciente l:
    Analisar os fatores culturais do consumo de bebidas alcoólicas, novas leis, novos hábitos, consciência no consumo.

    10. Psicologia do Consumidor:
    Compreender as motivações de consumo para o produto cerveja. Analisar os diferentes hábitos de consumo e segmentação que levam a compra.

    11. Comunicação e redes sociais l:
    O papel da mídia social e da crítica especializada. Tendências de consumo e oportunidades de negócios para cada país.

    12. Logística e Pontos de Venda l:
    Atuar nas diferentes funções demandadas pelos canais de distribuição, comercialização e divulgação de cervejas.

    13. Distribuição e venda de cervejas e de cervejas especiais no Brasil.

    14. Entendendo a cadeia logística.

    15. Como atuar nos diferentes canais? (on trade, off trade, e-commerce).

    16. Princípios de precificação (será aprofundado na aula de legal/tributário).

    17. Estudo de caso (varejo).

    18. A história sócio econômica do Cerveja ll: Compreender a história evolutiva da cerveja e sua importância na economia das civilizações.

    19. Negociação no Mercado do Cerveja l:
    Atuar nas diferentes demandadas de negociações pelos canais da cadeia de negócios de cervejas.

    20. Serviço de Cervejas e Gastronomia I:
    O papel da Zitogastronomia como potencializador do negócio da Cerveja. Custos inerentes ao Serviço do produto. Como os potenciais efeitos benéficos do consumo da cerveja sobre a saúde podem incrementar os Negócios da Cerveja.

    21. Legal e tributário
    Introdução à precificação, importação, exportação, composição de preços e impostos.

    22. Introdução à precificação,

    23. Impostos incidentes sobre a importação de produtos.

    24. Regimes de apuração: Lucro Real Apurado, Lucro Presumido e Simples.

    25. Normas operacionais do IPI, PIS, COFINS e ICMS.

    26. Substituição Tributaria – o que é e como funciona?

    27. Formação de Preços e análise de margens.
     
    28. Empreendedorismo:
    Conhecer as estratégias mais adequadas ao negócio, gestão, inovação, empresas e processos.
     
    29. Negociação no Mercado de Cervejas ll:
    Atuar nas diferentes funções demandadas pelos canais de distribuição, comercialização e divulgação de Cervejas.

    30. Planejamento de negócios da Cerveja ll:
    Produzir eventos  onde a Cerveja e a cultura estejam diretamente associados.

    31. Apresentação de Projetos:
    Apresentação dos planos estratégicos de negócios para uma banca de profissionais do mercado.

    60 horas/aula

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