Alta Gestão

Módulo CIO - CHIEF Information Officer

Frequência:
Semana diurno
Unidade:
Berrini
Data de início:
22/10/2018
Coordenador(es):
Prof. Alberto Luiz Albertin
Horário das aulas
2a das 12h às 17h
3a, 4a e 5a das 08h às 17h
6a das 08h às 12h
 
Contato
Email: c-levelsp@fgv.br 
Telefone: 37993455

 

 

 

 

  • Este módulo do C-Level FGV vai ajudar os participantes a alcançarem excelência no papel de CIO por meio da compreensão das transformações profundas do mundo digital, do uso de metodologias e ferra-mentas para o direcionamento estratégico da gestão e uso de Tecnologia de Informação e do contato com soluções inovadoras de empresas com alto desempenho no Brasil.

    Executivos responsáveis por formular e implementar a estratégia de Tecnologia de Informação em organizações de médio e grande portes, interessados não apenas em expandir suas competências na área, mas também conectá-las com os desafios estratégicos dos negócios.
    Os cargos típicos para os quais o curso foi desenhado incluem, mas não se limitam a: 
    • Vice presidentes e Diretores de Tecnologia de Informação;
    • Vice presidentes e Diretores de unidades de negócio, planejamento estratégico e operações, cuja a responsabilidade inclua a participação na gestão da estratégia de Tecnologia de Informação;
    • Executivos que estão sendo promovidos para estas posições.

    Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação

    Este conteúdo tem como objetivo tratar, usando modelos teóricos e práticos, como estabelecer vínculo da TI com as características do Mercado (modelos de estratégia, competitividade, regulamentação etc. => como identificar e responder as pressões do mer-cado usando TI), da Organização (modelo de negócio, estratégia, processos etc. => como identificar e aproveitar oportunidades e necessidades da empresa usando TI), dos Indivíduos (perfis dos indivíduos internos e externos => como os indivíduos afetam e são afetados pelo uso de TI, direta e indiretamente); e TI (disponíveis e assimiladas => como a empresa busca eficiência e/ou ruptura usando TI).

    Processos, Sistemas de Informações, Aplicativos e Social Business

    Este conteúdo tem como objetivo discutir os processos como conceito fundamental no projeto dos meios pelos quais uma empresa pretende produzir e entregar seus produtos e serviços; a identificação dos problemas que podem incluir custos e ausência de flexibilidade dos sistemas legados; e a falta de diálogo entre TI e áreas de negócios. O importante é compreender que a implantação de TI transcende ao determinismo tecnológico, e que seu reflexo percorre toda organização, modifica o arranjo e a forma do trabalho organizacional. Em especial nos modelos de Social Business relacionados à Economia Colaborativa.

    Modelos de Negócios na Era Digital

    Este conteúdo tem por objetivo principal apresentar e discutir os diferentes modelos de negócio suportados pelo uso cada vez mais intensivo de TI, analisando também as implicações dessas inovações para as empresas e para a sociedade.
    A tecnologia da informação assume um papel cada vez mais estratégico nas organizações modernas, seja como meio para aprimorar os processos empresariais, seja pela oportunidade da redefinição de es-copo e inovação em modelos de negócio.
    Muitas oportunidades emergentes são favorecidas ou mesmo propiciadas pela TI, contudo os administradores precisam estar preparados para reconhecê-las, antecipá-las e por fim aproveitá-las, de modo a garantir os resultados almejados pelas organizações e novos empreendedores.

    Big Data Analytics e Data Science

    Este conteúdo tem por objetivo principal a discussão de conceitos e práticas amplamente vivenciados nas organizações, que transcendem o tradicional conceito de Business Intelligence para uma perspectiva voltada à Inteligência Analítica e Ciência de Dados. O enfoque será a apresentação de técnicas analíticas avançadas e revisita a técnicas analíticas tradicionais que devem ser ajustadas a contextos envolvendo novos paradigmas advindos do Big Data Analytics (volume em larguíssima escala, velocidade não controlada, alta diversidade de dados); e a discussão e aplicação das técnicas em estudos de caso. O questionamento principal será “para que serve e para que não serve?”, e secundário “como funciona?”, com aderência entre a Ciência de Dados e as Estratégias de Negócios.      
                                                       
    Inovações em TI aplicadas ao Negócio

    Este conteúdo tem por objetivo principal conhecer as inovações tecnológicas com maior potencial disruptivo nos ambientes empresariais, de modo a identificar, também, as oportunidades e as possíveis alterações na forma das empresas realizarem seus negócios.
    Os ambientes de negócio estão em constante transformação impulsionados por inovações tecnológicas e por formas criativas de se utilizar a TI. Algumas tendências tecnológicas representam atualmente um grande potencial transformacional, tanto em modelos de negócio quando nas dinâmicas de mercado.
    As inovações tecnológicas incluem são Internet das Coisas (Internet of Things – IoT), blockchain, cloud computing, computação cognitiva, uso de equipamento pessoal (bring your owm device – BYOD), big data, crowdsourcing, inteligência artificial, realidade aumentada, machine learning, e outras que ainda vão surgir.
    O foco será nos principais elementos que impulsionam a transformação digital e nos requisitos, desafios e dilemas dos gestores que necessitam, na dimensão estratégica, avaliar e conciliar a trajetória de diferentes tendências tecnológicas; ao passo que, na dimensão tática, precisam conduzir, orçar, propor e implantar medidas práticas e de alcance imediato.
    O equilíbrio entre estas duas forças será o tema central da disciplina, com ênfase nos aspectos que devem sustentar a aplicação das tecnologias emergentes. A abordagem didática será centrada nas questões “para que serve?; para que não serve?; e “o que precisa ser feito para funcionar direito”.

    Valor do Uso de Tecnologia de Informação no Desempenho Empresarial

    Este conteúdo tem como objetivo apesentar e discutir os modelos para identificar o valor do uso de tecnologia de Informação, as práticas para entregar este valor nos indicadores de desempenho, e as estratégias para acompanhar a geração deste valor. 
    Administração e Estratégia de Tecnologia de Informação para Transformação Digital
    Este conteúdo tem como objetivo apresentar e discutir a administração e estratégia TI orientadas para a consecução dos resultados organizacionais, os desafios na realização de seu valor e as diversas implicações na sociedade, num contexto de transformação digital. Uma das questões críticas na gestão da Tecnologia de Informação é a assimilação do uso inovador das novas tecnologias e como garantir que o seu potencial seja plenamente alcançado, garantindo perenidade aos negócios e efeitos positivos na sociedade. 

    32 horas
Valor do Investimento: 

Valor do curso R$ 18.975,00

02 Parcelas de R$ 9.534,70

04 Parcelas de R$ 4.814,79

06 Parcelas de R$ 3.241,69

Formas de Pagamento: Boleto Bancário 

Pagamento via boleto bancário

O primeiro pagamento terá como data de vencimento 3 (três) dias corridos após a efetivação de matrícula. As demais parcelas terão vencimento para o dia 10 (dez), a partir do mês do início do curso. Se a opção do pagamento selecionado na inscrição foi de pessoa física, o boleto será enviado para o email cadastrado. A emissão de uma segunda via, por atraso, implicará em acréscimo de 2%, a título de cláusula penal não compensatória e juros de 1% ao mês sobre o valor na data de sua quitação.

Pagamento por empresas (pessoa jurídica)
O candidato deverá trazer uma carta de autorização da empresa.

» Condições especiais para ex-alunos da FGV e empresas parceiras. Consulte nosso atendimento.

» Clique aqui para consultar informações importantes.

Processo seletivo

O processo seletivo compreende análise curricular e entrevista (presencial ou virtual). Ele será iniciado mediante o preenchimento da ficha de inscrição, o upload, obrigatório, do currículo profissional e acadêmico.

A análise de perfil tem previsão de resposta de até 07 dias úteis. Se aprovado, o próximo passo para conclusão do processo é a entrevista, que será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada da inscrição.

Documentação obrigatória

» Documento de identificação oficial e CPF;
» Dois retratos em papel fotográfico ou digitalizado;
» Comprovante de residência; (**)
» Certificado de conclusão de curso realizado na FGV no caso de ex-alunos. (***)
» O aluno estrangeiro que não tiver visto permanente, visto de trabalho ou nacionalidade brasileira deverá
apresentar Passaporte ou documento equivalente.

Somente cópias autenticadas ou cópias simples junto com documentos originais para autenticação no ato da matrícula.
(**) cópia simples e documentos originais.
(***) ex-alunos da FGV têm direito a um percentual de desconto sobre o valor total do curso, que será informado no ato da matrícula mediante apresentação da documentação exigida. Os descontos não são cumulativos.

 

Observações
  • Conforme Cláusula Primeira das Condições Gerais do Contrato de Prestação de Serviço Educacional, a FGV se reserva o direito de alterar a data de início do Curso ou de cancelá-lo, na hipótese de não ser atingido o número mínimo de alunos necessários à cobertura dos custos envolvidos, sendo garantido ao(à) aluno(a), sem qualquer correção, a devolução das quantias pagas. Adicionalmente, a FGV se reserva o direito de introduzir melhorias e/ou aperfeiçoamentos no Curso, podendo, para tanto, alterar seu conteúdo e/ou a ementa das disciplinas, desde que tais melhorias e/ou aperfeiçoamentos preservem o objetivo acadêmico do Curso e não importem em ônus adicional para o(a) aluno(a) ou na redução da carga horária total.

  • A FGV/IDE disponibilizará ao(à) Aluno(a) o acesso à sua biblioteca em suas instalações, para consulta a livros e revistas recomendados pelos professores, bem como fornecerá, sem ônus para o(a) Aluno(a), apostilas elaboradas pela FGV e referentes às disciplinas do curso em questão. As apostilas serão disponibilizadas em formato via digital, sendo um exemplar para cada disciplina.
     

  • Caberá ao(à) Aluno(a) adquirir, às suas expensas, o material didático complementar eventualmente indicado pelo professor titular da matéria. O fornecimento gratuito de apostilas disponibilizadas em formato digital ou físico pela FGV, não altera essa responsabilidade do(a) Aluno(a).

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